Edição 4
Descubra tudo sobre o couro da ave que está virando o mais novo hit fashion
As roupas e acessórios feitos de couro de avestruz estão cada vez mais “populares”. Marcas como Christian Dior, Armani e Gucci têm entre suas criações peças do couro da ave, que são vendidas a peso de ouro. Cada ave chega a produzir até um metro e meio de pele. O metro do couro de avestruz, que pode ser tingido facilmente, é comercializado por cerca de 120 dólares.
Quando é repassado ao consumidor como peças de vestuário, o valor chega a fi car dez vezes maior. O que difere o couro do avestruz do de outros animais é a sua maciez e durabilidade. E a pele desta ave é dividida em dois tipos: a do corpo possui pequenos orifícios, resultado das penas arrancadas e a das pernas é mais lisa.
Enquanto o couro do corpo é usado na confecção de bolsas e carteiras e o das pernas é usado para fabricar calçados, especialmente botas.
Estrutiocultura
Segundo o diretor da Safári Avestruz, Wagner Kalenski, o produto oriundo do avestruz que traz mais lucro é a carne. “Mas, com a popularização do vestuário de couro de avestruz em países europeus, a produção está em crescente elevação” comenta Wagner.
A criação de avestruz é denominada estrutiocultura, e tem se expandido desde meados dos anos 90, quando chegou ao Brasil, até hoje. Segundo dados da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil, a ACAB, existem cerca de 200 mil aves dessa espécie no país.